Quem Somos

Em 14 de novembro de 1988, as 19h30 na Sede da Santa Bárbara Associação Comunitária, na cidade de Curitiba-PR, reuniram-se em Assembleia Geral os Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Paraná, regularmente convocados em Edital publicado em imprensa local e afixado em todas as Unidades Penais do Estado e criado o Sindicado dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Paraná – SINSSP-PR.


O Sindicato foi ativo por aproximadamente 15 anos e permaneceu em inatividade por uma década devido a uma ação judicial que questionou a legitimidade da eleição realizada por aclamação em Assembleia posto que estava fora do estabelecido em Estatuto. A morosidade para o julgamento do processo causou a perda do objeto da ação uma vez que o tempo transcorrido foi maior do que seria o mandato da Diretoria eleita por meio de aclamação. A sentença proferida foi para que houvesse a convocação de nova eleição. Porém, as medidas cabíveis para a realização das eleições não foram tomadas pelos envolvidos no processo.


A falta de equidade no tratamento dispensado aos Servidores do então Departamento Penitenciário do Estado do Paraná – DEPEN, somado a injustiças e discriminações, mobilizaram os Servidores a reativar sua representação sindical. Os Agentes de Apoio, Agentes de Execução e Agentes Profissional em Assembleia Geral ocorrida em 23 de novembro de 2013, as 08h30, na sede da APP Sindicato na Cidade de Maringá-PR, decidiram iniciar o processo de reativação do SINSSP-PR para novamente lutar pelos direitos destas categorias que estavam e estão sendo violados. 
Após legítimo processo eleitoral ocorrido em agosto/2014, foi eleita a Chapa Fênix. Esta Diretoria concluiu o processo de reativação do SINSSP-PR, promovendo ações essenciais, tais como a alteração do Estatuto da Entidade, estabelecimento de Sede e o resgate da inscrição sindical junto ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.